A Associação Espiritualidade em Saúde – ASCESA surgiu a partir de uma experiência anterior, o Grupo Saúde e Espiritualidade. O Grupo iniciou suas atividades em abril de 2013, a partir da motivação de duas profissionais em saúde, a médica homeopata Magda Bertoncello e a nutricionista Vera Gudaites, e pessoas convidadas com objetivo central de aprofundar o eixo Espiritualidade na área da saúde. Os encontros eram mensais e os temas discutidos foram Homeopatia, Orientações Nutricionais, Espiritualidade, Práticas Integrativas, dentre outros. O Grupo tornou-se uma família, com passeios, atividades nas casas das pessoas envolvidas, formações, práticas e comemorações de datas festivas.  

Em 2020, ano marcado pelos efeitos nefastos da pandemia da Covid-19, decide se formalizar como uma Organização da Sociedade Civil, decisão que nasce da maturidade do Grupo e do desejo de servir e contribuir com um mundo melhor, especialmente num sentido ampliado de Saúde, na qual a Espiritualidade ocupa papel basilar. Realiza-se uma série de encontros virtuais, nos quais muito trabalho foi feito: a criação e discussão de seu Estatuto Social, aprofundamento sobre a MISSÃO e OBJETIVOS, criação da estrutura organizacional, com departamentos especializados que refletem as práticas e conhecimentos do grupo, comunicação, a criação de um futuro veículo virtual (revista), além de ter sido fundamental para manter a convivência e o acolhimento aos membros do grupo durante esse contexto da pandemia da Covid-19. Também realiza uma oficina de criação coletiva de sua marca institucional. 

Finalmente, no dia 28 de outubro de 2020, aconteceu na Liga Homeopática do Rio Grande do Sul, a assembleia de fundação da ASCESA, a Associação Espiritualidade em Saúde. Com um encontro cercado de cuidados e cumprindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, o grupo se reuniu em assembleia para a leitura e aprovação do estatuto social e a criação dos departamentos temáticos que dinamizam as diversas frentes de ação da ASCESA.

Atualmente, a ASCESA é formada por 07 Departamentos Temáticos (Mística e Acolhimento; Homeopatia e Terapias Integrativas; Nutrição; Arte-Educação; Comunicação; Pesquisa e Publicação; Projetos e Captação de Recursos), cujos representantes integram o seu Conselho Gestor. A sede social encontra-se em fase de implantação no Bairro Partenon, e funcionará também como um espaço de encontros, formação e acolhimento. 

Entre os projetos da ASCESA, estão ativos as Vibrações Universais, com encontros semanais (remotos), o de Ajuda Humanitária e o programa de Acolhimento. Encontram-se em fase de planejamento projetos voltados para a área de Infâncias e Adolescentes, Segurança Alimentar, Direitos Animais, Pesquisa e outros, todos tendo o trabalho da Espiritualidade em Saúde como eixo transversal e articulador.

SONHO OU REALIDADE?

(Por Magda Bertoncello, fundadora e primeira presidente da ASCESA)

Indagações da manhã de 1° de agosto de 2020, 6h31.

Onde começa o sonho e termina a realidade? Onde começa a realidade e termina o sonho?

Vamos falar de sonhos. 

Era uma vez um “grupo”, assim chamado, que se reunia uma vez por mês com o objetivo de estudar. Estudar a si mesmo, a vida, as relações, o corpo físico,a saúde e a espiritualidade.

Durante a caminhada, o grupo aprendeu muito. Novos conteúdos, maneiras de se olhar, de olhar a vida.

Mas, o grande aprendizado do grupo, sem dúvida, foi o carinho entre seus membros, o dar-se as mãos, o sorrir, mas também chorar. Chorar e sorrir, mas sempre acompanhado. Troca de conhecimentos, comemorações (aniversários, São João, Natal), passeios, muito afeto em tudo.

Será que seriam novas amizades ou antigas? 

Reencontros permitidos com a Graça do Pai Celestial.

Agora, o grupo irá  tornar-se instituição.

O sonho. Utopia?

No sonho (realidade?) veem-se obras práticas de espiritualidade e de saúde.

A espiritualidade. Aspectos pesquisados e apresentados. Transformações.

A saúde como potencial de vida, de oportunidades, de aprendizados.

Espaços de orientação nutricional. Um mundo!

Espaços de homeopatia. A prática e a teoria. Vivências.

As relações. Humanas, animais, plantas, o meio ambiente.

Noções de microcosmo e macrocosmo.

Noções de autoconhecimento, de transformações, transmutações.

Até agora, alguém percebe alguma novidade no que está sendo pensado? Isto foi feito.

Agora, o grupo não cabe mais neste formato.

Precisamos de espaço. Ficou pequeno ou inadequado.

Para que?

Continuar crescendo. Como a criança. Já aprendeu a andar. Agora precisa ficar em pé e escolher para onde vai.

Uma única certeza. Nada fica parado.

O sonho? Uma creche, um espaço para oficinas de turno inverso, consultas, cursos de espiritualidade, orientação nutricional, homeopatia.

E agora, de teatro de bonecos. Pensaram? 

De música, de dança, de atividade física e outros tantos que virão.

Atingir pessoas, modificar atitudes e condutas. Modificar a si mesmo.

REALIDADE OU SONHO?