No dia 13 de abril de 2024 o Departamento de Homeopatia e Terapias Integrativas realizou o evento “Hahnemann em Köthen”, na sede da ASCESA. A atividade, facilitada por Magda Bertoncello e Letícia Bertoncello, integrantes do Departamento, apresentou um relato de uma experiência singular dentro da viagem realizada por elas no período de 08 a 22 de novembro de 2023 na Alemanha.
Dr. Samuel Hahnemann (Meißen, Saxônia, 1755 – Paris, 1843), médico alemão considerado o pai da homeopatia, viveu na cidade de Köthen (Alemanha) no período de 1821 a 1835. Hahnemann, muitas vezes, enfrentou resistências às suas ideias inovadoras que sistematizaram a homeopatia. Em consequência disso, por abandonar à clínica, viveu a partir das traduções (por ser poliglota), o que trazia dificuldades para manutenção da sua família. Hahnemann casou-se duas vezes, com a primeira esposa teve 11 filhos. Em Köthen, ele atendia pacientes, onde conheceu a sua segunda esposa, Melanie. Em 1810, Hahnemann publicou a primeira edição do famoso “ORGANON da medicina racional”, que foi uma ampliação do seu trabalho “A medicina da experiência”. Em vida publicou mais quatro edições, corrigidas e aumentadas em função das modificações da sua teoria, segundo a sua experiência. Passou a chamar-se “ORGANON da Arte de Curar”. Este livro se tornou um clássico em pouco tempo.
Através de relato oral acompanhado por vasto acervo fotográfico, os participantes puderam conhecer o percurso do Dr. Hahnemann na cidade de Köthen. Inicialmente, foi realizada uma rodada de apresentações dos participantes e após uma apresentação expositiva ricamente ilustrada com material fotográfico produzido durante a jornada na Alemanha.









A partir desta exposição, foi aberta uma roda de conversa sobre a relação pessoal de cada uma e histórias de vida entrelaçadas com a homeopatia.
A atividade foi uma tarde de convivência, trocas de experiências e acolhimento na Casa ASCESA, sede da associação.
O evento foi uma realização do Departamento de Homeopatia e Terapias Integrativas da Associação Espiritualidade em Saúde – ASCESA.

Deixe um comentário