“Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la…” (Salmo 127)

“Exu matou um pássaro ontem, com uma pedra que só jogou hoje!” (Ditado iorubá)

No dia 12 de junho/ 2021, a ASCESA realizou a oficina “A Casa Que Queremos” com o objetivo de sonhar, mentalizar e projetar uma futura sede social para a instituição. A oficina foi conduzida por Leandro Silva e contou com uma etapa preliminar, onde os associados podiam responder à questão “qual casa que queremos para a ASCESA?” através de desenhos, pinturas, colagens, textos e mensagens de WhatsApp.

A oficina teve três momentos: uma apresentação de contextualização, feita por Leandro; uma rodada de apresentação das produções (participaram Gissei, Klayne, Magda, Kátia, Solange, Leandro e Marilda) e um momento final de arremate e sínteses com a participação de todos. Foi um encontro muito bonito!

Qual casa/ sede queremos para a ASCESA?

A sede social da ASCESA já está prevista em seu estatuto social no artigo 4, inciso IV: “Criar, manter e gerir uma sede social, com espaços adequados para o desenvolvimento de sua missão e objetivos e para o acolhimento dos associados e comunidade”. No entanto, o desejo de ter um espaço para encontros, formato e acolhimento se confunde com a própria história do Grupo Saúde e Espiritualidade e, agora, Associação Espiritualidade em Saúde – ASCESA.

A casa da ASCESA está sendo pensada, em síntese, a partir de duas dimensões, conforme as trocas realizadas durante a oficina:

Dimensão Simbólica (subjetiva): Abrigar a Missão, lugar do afeto, da partilha, da mesa comum, do recolhimento, da meditação, do repouso, da cura, da conversa e da escuta.

Dimensão Técnica-Estrutural (objetiva): Oferecer estrutura técnica adequada para a realização da Missão. Exemplo: Cozinha, despensa, consultórios, auditório, sala de reunião, ateliês artísticos, espaço de oração e meditação, escritório (gestão e de projetos/ captação), jardim, horta, etc.

Os próximos passos da oficina serão a apresentação dos trabalhos que não puderam participar do encontro e depois a criação de um banner ou maquete, que materialize o projeto de sede da ASCESA e inspire o trabalho para sua conquista.

A apresentação de contextualização da Oficina “A Casa Que Queremos” pode ser visualizada no link AQUI!

Segue, abaixo, fotos do mural com os trabalhos dos associados:

Deixe um comentário